Código
P039
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Autores
- GABRIEL AYUB LOPES (Interesse Comercial: NÃO)
- José Paulo Cabral Vasconcellos (Interesse Comercial: NÃO)
Título
A DIFERENÇA DE ESPESSURA DA CAMADA DE FIBRAS NERVOSAS DA RETINA PERIPAPILAR APOS FECHAMENTO ANGULAR PRIMARIO AGUDO
Objetivo
Avaliar a diferença de espessura da camada de fibras nervosas da retina peripapilar (CFNRpp) em um olho acometido pelo fechamento angular primário agudo (FAPA) e o olho contralateral normal após 90 dias da crise.
Método
Foram incluídos no protocolo pacientes com diagnóstico de FAPA unilateral confirmado por sinais clínicos, sem relatos anteriores de crises, sinais de doença glaucomatosa ou cirurgia intraocular prévia em algum dos olhos. A crise foi controlada a partir de medicações tópicas, orais, endovenosas e iridotomia à yag laser. Os pacientes foram seguidos por 3 meses, realizando visitas nos dias 7, 15, 30, 60 e 90 após a crise, sendo a CFNRpp avaliada por SD-OCT em todas as visitas ou logo que houvesse transparência de meios. Na última visita, realizou-se perimetria computadorizada 24-2, retinografia do nervo óptico, pupilograma e biometria óptica de ambos os olhos.
Resultado
Foram avaliados 16 olhos de 8 pacientes, idade média 64±6,69 anos, 6 (75%) pacientes do sexo feminino, 5 (62,5%) olhos acometidos a direita. Utilizando-se o olho contralateral ao da crise como controle, a redução da espessura média da CFNRpp 90 dias após o episódio agudo foi 10,04% (94±9,89µm no olho acometido pela crise vs 104,5±12,02µm no olho contralateral normal); mean deviation -5,04±2,84dB vs -4,17±2,31dB; diâmetro pupilar médio 4,8±0,102mm vs 3,6±0,34mm. O diâmetro axial, a profundidade da câmara anterior, a acuidade visual melhor corrigida, a espessura central da córnea e a relação escavação-disco não apresentaram diferenças significativas entre os olhos ao final do seguimento.
Conclusão
Assim como descrito anteriormente em estudos realizados em populações asiáticas, observa-se a redução da espessura média da CFNRpp após uma crise de FAPA na população brasileira estudada. Devido à perda irreversível de células nervosas após a crise, sugerimos novos estudos visando medicamentos para neuroproteção em FAPA
ANVISA: 25352012367201880