Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P021

Área Técnica

Educação Médica

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: UNIFOR

Autores

  • THIAGO MATOS ALBUQUERQUE FONSECA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Paulo Victor Mendonça de Oliveira (Interesse Comercial: NÃO)
  • Jailton Vieira Silva (Interesse Comercial: NÃO)
  • Maria Clara Correa Fortes (Interesse Comercial: NÃO)
  • Fábio Regis Barreira de Figueirêdo (Interesse Comercial: NÃO)
  • Carol de Menezes Guerra (Interesse Comercial: NÃO)
  • Luiz Enrique D´Almeida Santos Ysla (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ENTENDIMENTO DE CONJUNTIVITE ENTRE ALUNOS DE ESCOLAS MEDICAS DO ESTADO DO CEARA

Objetivo

Avaliar o grau de conhecimento de alunos de escolas médicas particulares e públicas do Ceará acerca de conjuntivite infecciosa.

Método

Esta pesquisa foi realizada com alunos de escolas médicas, por aplicação de um questionário desenvolvido pelo Google Forms, com alunos de semestres variados. Procurou-se avaliar o grau de conhecimento desses estudantes em relação à conjuntivite, sendo realizadas 10 perguntas de resposta objetivas, versando sobre conhecimento básico sobre conjuntivite infecciosa. O TCLE foi respondido, sendo mantido o aspecto voluntário e anônimo da pesquisa.

Resultado

145 alunos participaram do estudo, com a maioria de idade média de 20 anos, com predomínio do sexo feminino (58%). Foram inclusos alunos do 10 ao 6° ano, sendo a maioria do 2o ano. 70% sabiam localizar o sítio primário da inflamação na doença; 65% associaram corretamente a etiologia viral como sendo a mais comum em infecções agudas e surtos epidêmicos. Sobre a semiologia da conjuntivite viral somente 50% soube identificar o correto; já em relação ao tratamento da mesma condição, 65% soube realizar a abordagem correta. Sobre conjuntivite bacteriana, 70% dos alunos soube identificar o quadro e conduzi-lo corretamente. 90% identificou corretamente os aspectos preventivos das conjuntivites. O dado mais grave foi que 40% dos alunos não sabiam identificar sinais de alerta que indicassem maior gravidade; sobre a conjuntivite neonatal, 85% não sabia determinar a etiologia mais prevalente.

Conclusão

A maioria dos alunos demonstrou um conhecimento suficiente sobre conjuntivites infecciosas mas ainda não sabem identificar situações de risco que possam indicar complicação da doença ou uma outra condição de maior gravidade, que precisaria da intervenção do especialista, reforçando assim, a necessidade de manutenção e implementação do ensino de temas básicos da oftalmologia na grade curricular.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora Terrestre Oficial

Transportadora Terrestre Oficial

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Novartis Alcon

Patrocinador Rubi

Essilor
Genom
Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

Latinofarma
Zeiss

63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

4 a 7 de setembro de 2019 | Windsor Convention & Expo Center Barra da Tijuca | Rio de Janeiro | RJ | Brasil

ANVISA: 25352012367201880