Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P027

Área Técnica

Epidemiologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão
  • Secundaria: Centro universitário Christus

Autores

  • JOAO AUGUSTO LIMA BISNETO (Interesse Comercial: NÃO)
  • ARTHUR SAMPAIO FAÇANHA (Interesse Comercial: NÃO)
  • CRISTINA FIGUEIREDO SAMPAIO FACANHA (Interesse Comercial: NÃO)
  • FELIPE MORAES LOPES (Interesse Comercial: NÃO)
  • PEDRO DUARTE BARRETO CASTILLO (Interesse Comercial: NÃO)
  • FILIPE LINS LINHARES DE SOUSA (Interesse Comercial: NÃO)
  • TALITA MENDES BEZERRA XIMENES (Interesse Comercial: NÃO)
  • LARISSA MARTINS TEIXEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • CAROLINE LOPES ARAGÃO DE MACEDO (Interesse Comercial: NÃO)
  • GEORGE SALES DE ARRUDA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ESTUDO COMPARATIVO DE CAMPANHAS DE RASTREMENTO E PREVENÇAO DE RETINOPATIA DIABETICA NO CEARA

Objetivo

Descrever a comparação dos resultados da campanha “De olho no olho do Diabetes” nos anos de 2016 e 2017 no Ceará, que teve como foco a prevenção e o rastreio da retinopatia em pacientes diabéticos que tem dificuldade de acesso a avaliação.

Método

Foi realizado um estudo descritivo, aplicando um questionário clínico e demográfico, além de exame de fundo de olho binocular no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH). Participaram da campanha oftalmologistas, endocrinologistas, residentes, enfermeiros e estudantes. Os dados foram analisados no Epi Info versão 3.5.2 para análise estatística.

Resultado

Em 2016, 400 pacientes foram pra campanha, 51% eram homens. Do total 28% faziam insulinoterapia e 23% dos pacientes tinham retinopatia: 16% tinham RDNP leve ou moderada, 4,5% RDNP avançada, 2,5% RDP e 6% dos pacientes tinham edema macular. Em 2017 foram avaliados 140 pacientes, 62% eram mulheres. Desses, 42% faziam insulinoterapia e 58% desses já haviam realizado exames oculares. Foi encontrado retinopatia em 38% dos pacientes: 77,1% RDP, 16,1% RDNP, 6,6% não foram especificados e 4,2% edema macular.

Conclusão

O estudo de 2016 com 2,8 vezes mais pacientes relata que 23% dos pacientes tinham retinopatia e 70% desses possuíam a classificação mais branda da doença (RDNP leve ou moderada). Em 2017, 75% dos pacientes foram diagnosticados com retinopatia diabética e 77,1% desses possuíam a forma mais grave (proliferativa). A explicação para essa diferença é que em 2016 a campanha teve mais força nos meios de comunicação e em 2017 a maioria dos pacientes foram de centros de referência. Apesar da discrepância, a prevalência da complicação ainda é muito elevada. Dessa forma, os gestores e profissionais da saúde têm o dever de aumentar a prevenção e o rastreio precoce no setor primário e aumentar a divulgação de campanhas, para que seja possível diagnosticar precocemente minimizando essa sequela tão danosa, que pode levar a cegueira.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora Terrestre Oficial

Transportadora Terrestre Oficial

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Novartis Alcon

Patrocinador Rubi

Essilor
Genom
Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

Latinofarma
Zeiss

63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

4 a 7 de setembro de 2019 | Windsor Convention & Expo Center Barra da Tijuca | Rio de Janeiro | RJ | Brasil

ANVISA: 25352012367201880