Sessão de Relato de Caso


Código

RC278

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

Autores

  • ANA LUIZA CORCINO MAIA (Interesse Comercial: NÃO)
  • ALESSANDRA MARIANO CALDEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • DANIELLE LEAL CHAVES (Interesse Comercial: NÃO)

Título

SARCOIDOSE OCULAR - SINAIS CLINICOS DESCRITOS PELA IWOS SUPORTAM O DIAGNOSTICO E JUSTIFICAM O TRATAMENTO?

Objetivo

Relatar um caso clínico de panuveíte com sinais clínicos de Sarcoidose Ocular descritos pela International Workshop on Ocular Sarcoidosis (IWOS). Discutir a escolha terapêutica e a evolução clínica pós tratamento.

Relato do Caso

Paciente sexo feminino, 13 anos, comparece à Clinica de Olhos da SCMBH com queixa de BAV em OE, hiperemia e fotofobia AO há 1 ano. Nega outras doenças e sintomas. História de quadro semelhante em OD há 8 meses. Ao exame, AVC/C 1,0/CD a 1 metro, RCA 2+/4+ em OD e 4+/4+ em OE, pKs granulomatosos AO, sinéquias anteriores em tenda em OE, sinéquias posteriores AO, membrana pupilar em OE e celularidade vítrea AO. FO do OD com lesão coriorretiniana atrófica periférica e inviável em OE. ECO-B do OE com vítreo silencioso, edema de papila e de retina adjacente. Realizada extensa investigação laboratorial de causas infecciosas, com Bartonella Henselae IgG+ e todos outros exames normais, inclusive PPD. Foi realizado tratamento para Bartonelose com Ciprofloxacino, sem melhora. Aventada hipótese de Sarcoidose Ocular (5 critérios clínicos e 1 investigacional), solicitado ECA e TC de tórax, ambos sem alterações. Afastadas causas infecciosas e sem outro possível diagnóstico, prescrito Prednisona em dose imunossupressora, com melhora significativa da uveíte e da visão do OE (20/40). Com redução do corticóide, apresentou recorrência e nova piora visual do OE (20/200). Indicada pulsoterapia com metiprednisolona por 3 dias com melhora do quadro inflamatório e da visão do OE (20/30). Realizada nova redução da Prednisona, associada à imunossupressão com Azatioprina, evoluindo com melhora do edema macular, da uveíte anterior e da acuidade visual do OE para 20/20-2. No momento, paciente encontra-se em redução do corticóide oral, em uso de Azatioprina 50 mg/dia, sem recorrência do quadro.

Conclusão

O acometimento ocular pode ser a primeira ou a única manifestação da Sarcoidose. Por esse motivo uma clínica sugestiva e afastadas causas infecciosas, justifica a tentativa do tratamento. Outras causas inflamatórias devem acompanhadas no seguimento do paciente.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora Terrestre Oficial

Transportadora Terrestre Oficial

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Novartis Alcon

Patrocinador Rubi

Essilor
Genom
Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

Latinofarma
Zeiss

63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

4 a 7 de setembro de 2019 | Windsor Convention & Expo Center Barra da Tijuca | Rio de Janeiro | RJ | Brasil

ANVISA: 25352012367201880